Buscar
  • Carol Contratipos

PIRÂMIDE OLFATIVA E NOTAS OLFATIVAS: ENTENDA O QUE É | CAROL CONTRATIPOS

Atualizado: Mai 2


piramide-olfativa-e-notas-olfativas
piramide-olfativa-e-notas-olfativas

ENTENDA O QUE É PIRÂMIDE OLFATIVA?


CAROL CONTRATIPOS


Convencionou-se informar as notas olfativas de um perfume em três classes. Essas classes fazem a composição da fragrância e fixação. São elas: notas de cabeça, saída ou topo; notas de meio, de coração ou corpo; e notas de fundo ou base.

Muitas pessoas leem pirâmides olfativas como se fossem receita de bolo. Olham lá o que tem e às vezes não sentem um determinado ingrediente. O ponto é que a gente não pode encarar uma pirâmide olfativa como uma receita de bolo, aquela que se você pegar e ficar colocando ingredientes como mencionados você vai ter a fragrância como um todo. Primeiro porque o que descreve uma pirâmide olfativa são apenas alguns poucos ingredientes mais sentidos em uma determinada fragrância, mas não necessariamente todos. Uma fragrância moderna tem cerca de 40 a 70 ingredientes e as fragrâncias mais clássicas tem muito mais do que isso.


Os perfumes importados clássicos produzidos aqui no Brasil, antigamente, eram compostos por até 130 ingredientes. As fragrâncias mais clássicas e mais complexas têm muito mais ingredientes do que os apenas mencionados numa pirâmide olfativa. Até as fragrâncias mais simples, aquelas muito compactas, os perfumistas que gostam de trabalhar com poucos ingredientes, têm em suas paletas muitos ingredientes. Ou seja, os ingredientes mencionados numa pirâmide olfativa são pra dar uma ideia do que contém determinada fragrância. Por isso é que muitos perfumistas não gostam de uma pirâmide olfativa, porque ela nem sempre representa o perfume como um todo.


Portanto, sabendo que as pirâmides olfativas apenas descrevem as notas mais significativas de um perfume, caso você encontre um perfume que contenha o cheiro de chocolate e na descrição das notas esse item não estiver presente você saberá porquê. Há muito mais notas e composições que juntas podem trazer cheiros diferenciados.


VEJA TAMBÉM;


PERFUMES SIMILARES IMPORTADOS

RÉPLICAS DE PERFUMES IMPORTADOS


O que são notas olfativas?


Notas olfativas não são ingredientes isolados em si. Elas são as sensações. São aqueles grupos olfativos que a gente sente ao cheirar um perfume por etapa de evaporação. Acabamos de mencionar que numa pirâmide olfativa temos as notas de cabeça, as notas de corpo e as notas de fundo. Então, vamos lá. Podemos citar como exemplo de notas de cabeça as notas cítricas. As notas cítricas podem ser notas de ingredientes naturais, de um composto de ingredientes mais frescos, de um composto de ingredientes sintéticos e cítricos etc. Portanto, as notas olfativas são os grupos de sensações que vão evaporando na sua ordem de evaporação. Teoricamente as notas de cabeça são as mais intensas no primeiro momento. Elas evaporam mais rapidamente. O tempo de evaporação de cada fase vai depender do conjunto que forma a fragrância. As notas de meio demoram um pouco mais para evaporar e as notas de fundo são as que se prolongam por mais tempo.


Algumas vezes podemos ver a denominação notas de mar. O que são notas de mar? Não existe um único ingrediente que passe todas as sensações do mar, muitas vezes é uma composição de flores aquosas, de notas ozônicas, como o cheiro marinho, o cheiro de algas, o cheiro de peixaria etc. Em resumo, são muitas as notas que vão compor esse cheiro de mar.

Um outro exemplo são as notas de flores brancas. Elas podem muitas vezes conter jasmim, tuberosa, gardênia, lilás, uma série de flores misturadas, naturais e sintéticas. Isso porque as notas não têm a responsabilidade de serem ingredientes separados, elas têm a responsabilidade de passar um cheiro composto. Quando falamos notas ambaradas, não estamos lembrando somente do âmbar da baleia, estamos lembrando de um composto que passa um cheiro ambarado, ou seja, uma composição para dar o cheiro das notas ambaradas. Resumindo, as notas são essas sensações que a gente sente e que são informadas numa pirâmide olfativa de acordo com a sua evaporação.


Onde se classificam as famílias olfativas dentro de uma pirâmide?


Em primeiro lugar, devemos entender que não se trata de uma ciência exata. Aliás, muitos perfumistas não gostam de pirâmide olfativa justamente por isso, porque eles acham que, quando se informa algum dos ingredientes na pirâmide olfativa, as pessoas vão só sentir aquele ingrediente e isso não é o que eles querem, eles preferem que as pessoas no geral não tenham essa informação partida, mas sim sintam a grade por inteiro. Os perfumistas, em geral, não gostam muito das pirâmides olfativas por esse motivo, porque elas colocam numa caixinha os ingredientes e as notas de forma que as pessoas fiquem esperando exatamente aqueles ingredientes.


A pirâmide olfativa é importante para que as pessoas, antes de comprar um perfume, percebam se aquele perfume está dentro área de aceitação dela, de acordo com o cheiro. A pirâmide olfativa é importante nesse ponto, mas trata-se de uma descrição genérica, pois um perfume não é como uma receita de bolo, um perfume lida com sensações e como sensações não devemos esperar dele descrições exatas.

A pirâmide olfativa é uma forma de tentar descrever um perfume por que ele é uma sensação, algo etéreo, volátil. Nós, como seres humanos, precisamos de argumentos para poder descrever algo.


Voltando às notas olfativas, algumas vezes vemos escrito na pirâmide notas de madeiras ensolaradas. O perfumista não está na verdade captando o cheiro das madeiras ensolaradas. Essa é uma descrição para alguns ingredientes que são bem secos, porque, se você imagina que o sol incide sobre uma madeira, a madeira estará seca e não úmida. Não é uma madeira com o cheiro de madeira de floresta que vai estar úmida, musgosa, é uma madeira seca. Muito provavelmente serão os cedros, o mogno e assim por diante.

Às vezes algumas marcas ou perfumistas não querem dar uma descrição completa por imaginarem que as pessoas vão achar alguns ingredientes muito simples, por isso preferem dar uma descrição do que eles pensaram ao idealizar aquela fragrância.


Por outro lado, a perfumaria moderna do século XX e, principalmente, do século XXI trabalha cada vez mais com ingredientes naturais, mas também com muitos ingredientes sintéticos e ingredientes semissintéticos. Eles não vão colocar por exemplo que aquela fragrância possui habanolide, mas sim as sensações que ela provoca.


As notas olfativas não representam os ingredientes em si, embora elas se apresentem como notas de topo, notas de corpo e notas de fundo como sendo a forma como elas vão evaporando, mas um conjunto de sensações. Quando vemos na pirâmide olfativa termos como notas de mar, notas de flores brancas, notas de madeiras ensolarados etc., todas essas informações são composições de cheiros, alguns acordes ou a junção de alguns ingredientes. Tudo isso a fim de que consigamos ter a sensação do que o perfumista construiu.


Fragrâncias existem para serem sentidas e, se em algum momento você sentiu chocolate em uma fragrância que não menciona isso, ótimo, você evoluiu muito mais na sua sensibilidade.



72 visualizações0 comentário